icone facebook

 

Pagina PrincipalO CursoSobre

Sobre

 

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

 

 

E o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peca fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional e requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho.  

 

 

Palavra de Profissional
Uma rotina corrida

“Optei pelo curso porque ele conciliava duas áreas de que eu gosto muito: matemática e administração. Eu me formei no Instituto Mauá de Tecnologia em 2010 e sou trainee de uma grande empresa do ramo alimentício. Trabalho com logística e minha rotina começa com uma análise do que aconteceu no dia anterior e com o planejamento para o dia e as proximas semanas. Analiso planilhas e, na área de estoques, faço o balanço de entrada e saída de suco de laranja concentrado. Atuo também no controle de qualidade. Viajo bastante e preciso estar a par das exigências que impactam meu trabalho, como restrições e documentações. É uma profissão corrida, mas gratificante, principalmente porque eu vejo o resultado de tudo.” Bruno de almeida Pires, 23 anos, de São Paulo (SP).

 

 

Mercado de trabalho

"O mercado está aquecido para esse profissional, que tem perfil multidisciplinar, sólida  base matemática, visão para encarar problemas de maneira global e busca da qualidade na produção de bens e consumos", afirma a coordenadora do curso da PUC-Rio, Flávia Cesar Teixeira Mendes. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste e no Sul. Mas a instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba abriu o mercado no Nordeste. Merece destaque ainda a Região Centro-Oeste, com a agroindústria.

 

 

Curso

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de Engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois, entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de Sociais Aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Atenção: algumas instituições oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica e agroindústria. 
Duração mínima: cinco anos.

 

 

O que você pode fazer

 

Desenvolvimento organizacional

Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.

 

Economia empresarial

Gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.

 

Engenharia do trabalho

Administrar a mão de obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações, para possibilitar a execução do trabalho.

 

Planejamento e controle

Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

 

Produção agroindustrial

Atuar nos vários setores da agroindústria: produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

 

Simulação de processos

Antecipar problemas e encontrar soluções, empregando ferramentas da tecnologia da informação.

 
 

 

 

 

Share

Conecte-se conosco

UEM, Maringá-PR

E-mail: uemcaepro@gmail.com

Nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/caepro.uem/